Biblioteca Setorial


Biblioteca Setorial Campus de Ji-Paraná

 

A Biblioteca Setorial do Campus de Ji Paraná é Coordenada Administrativamente pela direção do Campus e Tecnicamente pela biblioteca Central, localizada no Campus da UNIR de Porto Velho

 

Biblioteca Central

A Biblioteca Central é um órgão suplementar da Fundação Universidade Federal de Rondônia, e consta no Regimento Geral da UNIR aprovado pela Resolução 032/CONSUN, de 21 de Dezembro de 2017, no Capítulo V, na Seção I, nos Art. 48 a 50.Horário de funcionamento

Organograma UNIR

 

Expediente da Biblioteca Setorial do Campus de Ji-Paraná

De segunda a sexta feira

Das 9h00min às 21h00min

Em períodos de férias há horário especial de funcionamento.

 

Gerenciamento de acervo

 

 

O software de gerenciamento utilizado pela instituição é o SIGAA Sistema Integrado de Gestão de

Atividades Acadêmicas que entrou em atividade em Junho de 2019.

 

O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) um sistema de gerenciamento de

acervo que permitirá agilidade na prestação de serviços entre os quais se destacam:

 

a) empréstimo e devolução on-line;

 

b) emissão dos recibos de empréstimo e devolução para comprovação do processo;

 

c) reservas de material bibliográfico ON LINE;

 

d) controle de usuários com devolução de material em atraso;

 

f) consultas de material emprestado ON LINE;

 

g) consulta de histórico dos usuários;

 

h) estatísticas diárias de empréstimo;

 

i) consulta on-line do material existente no acervo.

 

Espaço físico

 

A Biblioteca do Campus de Ji-Paraná possui um espaço com 873,53 m², contando com as seguintes instalações:

a) Sala da Gerência de Atendimento;

b) Sala de processo técnico;

b) Sala para estudo individual;

c) 03 (três) salas para estudo em grupo;

d) Sala para o Serviço de Orientação ao Usuário da Informação, com 07 (sete) computadores com acesso à internet;

f) Área do acervo com 271,45 m² e capacidade para acomodar 100 (cem) pessoas.

 

Serviços Oferecidos

 

a) Empréstimo e devolução – O serviço de empréstimo domiciliar é oferecido aos usuários vinculados à UNIR em Ji-Paraná.

Obs: *O prazo de empréstimo não se aplica a livros identificados como consulta local.*Materiais de referência, mapas, periódicos, obras raras e históricas, somente consulta no local.*Aos usuários que não têm vínculo com a Instituição é oferecida apenas consulta local, dos materiais.*No caso de atraso na devolução de exemplares emprestados, para cada dia e para cada material em atraso, o usuário fica suspenso por dois dias.

Prazos de emprestimo

b) Renovação – Os empréstimos são renovados pelo mesmo prazo do empréstimo inicial. Renovações não são aceitas se o usuário tiver empréstimos em atraso, se estiver suspenso, ou se o exemplar estiver reservado. Os empréstimos podem ser renovados nos balcões de atendimento, ou ON LINE no site da biblioteca.

c) Reserva – Os exemplares que estão emprestados podem ser reservados por outro usuário. Pedidos de reserva são efetuados ON LINE no site da biblioteca.

d) Visita orientada – Semestralmente é oferecida aos egressos a oportunidade de conhecer a biblioteca através de visita direcionada para apresentar as normas, funcionamento, utilização, direitos e deveres da mesma.

e) Comutação bibliográfica – Localização e busca de material bibliográfico em outras instituições, através dos seguintes serviços:

*COMUT (Programa de Comutação Bibliográfica) - Permite a obtenção de cópias de artigos de periódicos técnico-científicos, teses, anais de congresso e relatórios técnicos disponíveis nas principais bibliotecas brasileiras e serviços internacionais de informação. (Fonte: IBICT)

*SCAD (Serviço Cooperativo de Acesso a Documentos) - Fornece documentos especializados em ciências da saúde e atua na América Latina e Caribe. Tem por objetivo prover acesso a documentos exclusivamente para fins acadêmicos e de pesquisa, respeitando rigorosamente os direitos de autor. Este serviço é coordenado pela BIREME com a cooperação das bibliotecas integrantes da rede BVS.

(Fonte: BVS) Para mais informações sobre o serviço de comutação, o usuário deve entrar em contato os bibliotecários, pessoalmente, ou por e-mail.

f) Catalogação na publicação – Elaboração de Catalogação na Publicação, fichas catalográficas, para trabalhos de docentes, discentes, técnico-administrativos, e comunidade em geral. Para fazer a solicitação o usuário deve entrar no site da biblioteca http://www.bibliotecajp.unir.br/ e acessar a área para solicitação da ficha.

 

Treinamento utilização de bases de dados

 

Serviço oferecido a qualquer usuário que necessite fazer uso de informação ON LINE

 

Laboratório de informática

 

Regras para utilização do nosso laboratório de informática

 

1. Os computadores deverão ser utilizados única e exclusivamente para atividades acadêmicas da UNIR

 

2. Para acessar a internet, o usuário deverá realizar o login na rede eduroam da UNIR e, ao sair, proceder com o logout da referida rede.

 

3. Não é permitida a alteração ou instalação de qualquer software ou hardware, uma vez que há três laboratórios de informática dentro da instituição para apoio pedagógico. A manutenção dos computadores da biblioteca é realizada pelo Departamento de Tecnologia da Informação (DTI UNIR)

 

4. Não é permitido o consumo de alimentos e bebidas no espaço da biblioteca

 

5. A identificação de qualquer defeito nos equipamentos, deve ser comunicado aos servidores da biblioteca

 

6. Não é permitido a utilização do Nobreak para carregar bateria de telefone celular ou qualquer outro equipamento eletrônico7. Os usuários são responsaveis pela utilização correta dos recursos de informática (Computadores e redes) colocados a sua disposição e também das informações que acessa, portanto, utilize somente para fins acadêmicos.8. Sob nenhuma circusntancia está o usuário de recursos de informática da UNIR autorizado a utilizar, divulgar material que viole os direitos de propriedade intelectual de qualquer natureza, bem como fazer cópia não autorizada de material protegido por direitos autorais, incluindo exemplificativamente músicas, textos, digitalização e distribuição de fotografias, livros ou outras fontes protegidas por direitos autorais.